24 outubro, 2012

Resenha: "Os Livros de Esteros - As Crônicas de Fedors" - Aldemir Alves

 Fiquei muito feliz com a chegada desse livro! O Aldemir foi meu primeiro autor parceiro com livro publicado, e o agradeço muito por isso. Quando terminarem de chegar os livros dos demais parceiros vou fazer um vídeo da caixinha de correio e mostrar todos de uma vez, mas não posso perder tempo, visto que em novembro leituras pessoais estarão suspensas por causa do vestibular. Então, já terminei Os Livros de Esteros, e neste post contarei a vocês a respeito desse romance fantástico... 

Título: Os Livros de Esteros (Volume 1)
Subtítulo: As Crônicas de Fedors
Autor: Aldemir Alves
Páginas: 200
Editora: Baraúna
Ano: 2012
ISBN: 978-85-7923-579-5
Categoria: Literatura Fantástica Brasileira
Classificação: *****

Sinopse: Surge um universo e também um mal. Os povos vivem em paz e o criador cuida muito bem das suas "criaturas". Fatalmente o mundo precisou ser destruído, uma nova nação renasce dando origem aos seres imortais. Os mortais são um legado dos deuses, para que seja cultivado e viva em paz. A história começa após uma discórdia que deu origem ao Big-Bang. Vamcast, um elfo de origens brancas, se mostra um rapaz tentado ao poder, e atrai o mal para sua vida se tornando um demônio assassino. Seu irmão caçula se torna a unica esperança do mundo. Ele terá que matar o seu próprio irmão em combate, e só assim libertar o seu mundo fadado à destruição

Sobre o autor: Aldemir Alves é técnico na área de informática - montagem e manutenção de microcomputadores. Atua no ramo de Lan House e jogos eletrônicos há mais de dez anos. Iniciou no mundo da leitura ainda criança, onde matinha uma parte de seu tempo lendo livros da serie Vaga-lume. Aldemir é amante dos gibis da Marvel, fascinado pelas criações de Stan Lee e do brasileiro Mauricio de Souza. Os seus livros prediletos sempre foram ficção cientifica e Fantasia. Fã declarado de Tolkien e Lewis, se inspira em seus ídolos enquanto se diverte sonhando um dia poder mostrar todos os seus manuscritos ao publico brasileiro.

Resenha

 Como o subtítulo do livro já diz, a história se trata d'As Crônicas de Fedors, que é um homem cujos caminhos levaram-no a se tornar uma criatura morta-viva. 
 Esteros é um planeta que surgiu, como todos os outros do mundo,  a partir da destruição do antigo único planeta, que precisou ser dizimado após se encontrar completamente corrompido, e a primeira crônica de que Fedors nos fala é a respeito do retorno do mal em Esteros.
 Em uma época em que o reinado de Mussafar encontrava-se no auge da bondade, todos viviam harmoniosos e as atitudes indignas simplesmente não existiam nos elfos e eracictos (espécie de humanos bem mais poderosos), seu filho mais velho começa a apresentar uma atitude incomum: ele tem sede por luta. 
 Vamcast se parecia mais com sua mãe, uma elfa branca, mas contrariava o que poderia dizer das habilidades comuns para os elfos, pois ele era bom em TUDO, na verdade, o melhor. Seu irmão Andor, apenas um ano mais novo,  já não era tão talentoso, mas seu carisma conquistara ao pai, com quem ele era mais parecido, tendo aparência mais voltada para a raça dos eracictos.
 Aos 14 anos, indignado com a suposta preferência de seus pais para com o irmão, Vamcast se concentra em desenvolver suas habilidades, e ao aceitar uma tentadora oferta dos maiores poderes que poderia imaginar, ele é levado para o  mal, mas ele desde sempre tendera para este lado. E assim iniciam-se os conflitos que levarão medo aos habitantes de Esteros, pois o elfo branco tornar-se-á irreconhecível, e junto de seus soldados orcs e outras criaturas, dominava pouco a pouco os reinos existentes.
 Bem, o que dizer de Os Livros de Esteros? É a primeira resenha que faço de um livro de autor parceiro, portanto, tentarei ser o mais clara e sincera possível.
 A história é fantástica! A leitura flui muito bem, perfeita para pessoas que curtem das diretas, sem muitos rodeios. Nesse primeiro livro a figura do vilão prevaleceu, foi mostrada basicamente a sua evolução, deixando um pouco de lado a de Andor, o irmão bom. Mas é porque os próximos livros trarão essa parte, e o final deixa isso bem claro.
 A criação do mundo foi algo também bastante impactante. Muita criatividade a do autor, que pensou em TUDO. Deu uma teoria fantasiosa, daquele jeitinho que os fãs de O Senhor dos Anéis e As Crônicas de Narnia adoram. Aliás, achei a história com um toque bem grande da criação de Tolkien, entretanto, não sei como nem porque, mas eu sentia a leitura totalmente original, ou seja, não é um fanfic, definitivamente!
 Angel, o par romântico de Andor, não apareceu muito durante a história, deixando o romance dos dois meio vago, porém, no final ela se mostrou uma figura IMPRESCINDÍVEL. E por falar em final... É daqueles que nos deixam malucos para o próximo volume! É uma história contínua, e tudo terminou na hora certa para que o leitor soubesse apenas o necessário por ali. 
 A capa é MUITO linda, as artes gráficas foram muito bem feitas, mas não vou falar mais sobre isso, deixarei os detalhes para o vídeo. O livro só teve um problema, que me incomodou um pouco. Os editores e revisores do livro deixaram passar muitos erros em relação ao posicionamento de vírgulas e pontos finais no texto. Isso não compromete o entendimento da história, nem sua qualidade, entretanto os erros existem e são evidentes. Bem, nada que não possa ser resolvido na impressão dos próximos lotes e volumes da saga! Portanto, fica a dica para a editora e a revisora. 
 Eu tiraria meia estrela na classificação do livro por conta disso, mas como isso não é possível optei pela que mais se aproxima, ou seja, a nota máxima.
 Concluindo, Os Livros de Esteros - As Crônicas de Fedors merece realmente ser lido. É a prova de que os autores brasileiros tem sim capacidade de criar romances fantásticos ao estilo épico realmente muito bons! Criatividade alá nossos tão famosos ídolos do gênero, um mundo fantástico envolto de magia e mistérios que deve ser descoberto e, principalmente, muito apreciado.

Trechos


 As suas mãos começaram a formigar, trazendo-as até o rosto começa a ficar assustado com a situação:
 - O que é isso em minha mão? O que pode ser isto? - Vamcast estava em pânico, o seu rosto emergia preocupação e desespero.
 A sua espada estava escura e quente, uma aura negra estava sobre suas mãos e braços. Não aguentando o peso da arma, soltou-a no chão. Pois não aguentou tamanha energia maligna que se formara ali na palma de sua mão." Página 85.


Bom, essa foi a minha resenha!
A primeira dos livros dos parceiros, e nos próximos dias
haverá mais delas, pois mais livros estão à caminho.
Espero que tenham gostado!
Aldemir, obrigada por tudo viu? Eu amei o seu livro!
:)
Até a próxima pessoal!
Abraços...

15 comentários:

  1. eu sou muito afim de ler esse livro sabe, porque a história me achama muito a atenção. adorei sua resenha :)

    ResponderExcluir
  2. Poxa, que linda resenha, tó sem palavras!!!

    Gih a maior alegria de um autor é ser reconhecido pela sua criação, e a sua resenha e entendimento da história, me deixou imensamente "feliz"! Ma-rá-vi-lha!

    Muito obrigado pelo carinho, por ter se interessado e adquirido o livro. Você é um exemplo de leitora, que qualquer autor sonha em ter para si!

    Preciso muito divulgar essa resenha, to indo agora!

    Abraços e paz no coração, menina, fuiii!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Aldemir, fiquei até sem graça com seu comentário rsrs. E é muito bom ser reconhecida assim por um autor, ainda mais tão talentoso quanto você!
      Agradeço imensamente pela oportunidade que você me proporcionou!!! :)

      Excluir
  3. Olá Gih, já ouvi falar do livro mas ainda não o li. Sua resenha ficou ótima. Gostei muito do enredo, e pelo trecho que você postou, posso afirmar que a narrativa é muito envolvente e sedutora, quer dizer da vontade ler e seguir lendo, até próximos títulos. Parabéns, Bjs.
    MauMau
    http://www.sonhosresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha MauMau! Você disse tudo! O livro é exatamente assim, portanto, leia-o também! :D

      Excluir
  4. Encontrei o link do eu blob pelo Facebook e vim deixar o meu comentário:

    Esse livro do Aldemir é ótimo, concordo com tudo descrito na resenha, sou fã de carteirinha de estorias fantásticas e nunca havia encontrado nada que me lembrasse o Senhor dos anéis, mas Esteros me lembrou, e melhor ainda, me cativou.

    O final foi realmente perfeito, estou cheio de duvidas, quem é Fedor, quem é o imortal? O que vai acontecer com Andor? A estoria tende a se tornar ainda melhor e eu estou impaciente pelo próximo livro!

    A revisão foi o ponto fraco do livro,concordo, até comentei isso com o autor e pelo que fiquei sabendo esta vindo outra revisão por ai...

    Amei o blog =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro, adorei seu comentário! É raro encontrar pessoas que dão sua opinião tão abertamente!
      Concordo plenamente com você, quero DEMAAAAAIS saber quem é o Fedors e o que a história de vida dele tem a ver com a de Vamcast e Andor... Tenho certeza que o próximo volume será incrível!

      Agora que eu vi que o Aldemir postou no blog que o livro passará por uma nova revisão, o que é muito bom! Provavelmente o próximo livro terá menos então, o que até mesmo valoriza o trabalho de em relação a nós que já temos o primeiro e sabemos o quanto ele é bom mesmo com os erros.

      :)

      Excluir
  5. muito bom *-*
    escrevendo cada vez melhor suas resenhas \o/

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da sua resenha, foi tão sincera com o Aldemir! Ele merece muito sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Olá Gih,
    realmente bacana a sua resenha!

    Bem detalhada e contada na mesma linguagem de Aldemir, li também o livro e a linguagem do mesmo é bem simples e direta, li o livro uma vez e to lendo pela segunda já! Um livro realmente fantástico!

    Muito legal seu blog, logo faço uma nova visita!

    Beijos e abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Junior!!! É um livro maravilhoso, com certeza vou relê-lo depois. Fiquemos no aguardo do lançamento do próximo livro, o que não irá demorar acontecer! :D

      Que bom que gostou, fico esperando novos comentários ok?

      Abraços...

      Excluir
  8. menina que resenha mais legal
    me empolgou mesmo
    quero ler esse livro já faz tempo, mas agora ainda mais

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir