04 setembro, 2012

Bárbara Herdy - Nova Parceira [About & Entrevista]

 Fico muito feliz por estar fazendo essa postagem hoje! Há algum tempo - BASTANTE  tempo na verdade rsrs - conheci essa escritora super talentosa através da igualmente escritora super talentosa Tainá Ruiz. Já estamos combinando a parceria entre os blogs, mas por enquanto vou apresentar-lhe a segunda parceira autora, Bárbara Herdy!

A autora

 "Bárbara Herdy nasceu em Julho de 1990, no Rio de Janeiro em algum lugar em Botafogo.
A paixão pela literatura começou desde pequena quando sua mãe passava horas e mais horas lendo diversas histórias, não apenas infantis, para a jovem que cresceu feliz em seus mundos imaginários, mas vivendo bravamente no terrível mundo real.
 Graças ao fascínio pelo universo criado por J.K Rowling, Bárbara decidiu que seria uma escritora e começou a escrever as suas primeiras histórias, algumas geniais, outras nem tanto, mas uma coisa era garantia: ela tinha jeito e intuição para a coisa.
 De lá para cá dezenas histórias já foram criadas pela jovem que já lançou de fanfictions a criação de pequenas histórias que guardou para si durante anos, no momento busca tempo entre suas tarefas, entre elas seus estudos, para concluir o seu primeiro livro, "Apenas Respire", que é o primeiro volume  pertencente a uma série chamada “Um Conto Quase de Fadas”, que tem provável lançamento para 2012 e já está escrevendo a sua continuação, "Apenas Viva".
 Além dos dois próximos volumes dessa série, Bárbara já tem mais seis projetos de livros em mente e não vê a hora de colocá-los em pratica.
 Estudante de Letras/Italiano na UFF, quer lecionar Italiano/Inglês e Linguística; tem um fascínio enlouquecedor por línguas estrangeiras e no momento, está nutrindo um desejo em aprender Japonês, Coreano e Russo.
 Amante de música, filmes e séries pode se dizer que a jovem não tem vida social já que vive entregue aos seus prazeres.
 Mora com sua família em Niterói e tinha um hamster que se chamava Castiel e agora tem um que se chama Sherlock Holmes e ela garante que é o detetive reencarnado, vai saber né ..." 
Biografia  cedida pela autora.

Apenas Respire
Um Conto Quase de Fadas - Livro 1

Sinopse - por Sergio Carmach, autor de "Para Sempre Ana"
 "Ao embarcar para um cruzeiro de sete dias com os amigos - uma forma de comemorar o fim do ensino médio e o início de uma nova etapa da vida - Kate, uma jovem simples que sonha conhecer Londres e publicar um livro, vê-se em meio a pessoas influentes e festas luxuosas.
 Durante a viagem, ela conhece um rapaz misterioso, Peter Hartley, envolvendo-se em um romance capaz de fazê-la misturar fantasia e realidade. A cada dia mais apaixonada, ela não percebe que a vida misteriosa de Peter, repleta de intrigas familiares, pode trazer uma grande tormenta para sua vida e para seu coração.
 O jovem sedutor tem dois grandes segredos: o primeiro pode ser revelado, embora isso traga enormes conseqüências; o segundo não pode nem mesmo ser dito em voz alta. Kate, então, precisa escolher entre dois caminhos: seguir em frente e esquecer os maravilhosos dias ao lado de Peter ou... atirar-se em um caminho tomado pela escuridão e pela incerteza, de mãos dadas com aquele que faz seu coração bater de forma irresistível, e apenas respirar..."


Muito legal, não concordam? Eu simplesmente adorei! Dá um gostinho de quero mais! Ah, e tem o primeiro capítulo disponíveis lá no blog da Bárbara...


Entrevista



Informações básicas:

Nome: Bárbara Herdy

Data de nasc.: 17/07/1990

Cidade: Niterói - RJ





Perguntas

Gih Figueiredo: Olá Bárbara! É um prazer entrevistar pela segunda vez uma blogueira autora de grande talento! Primeiramente eu gostaria de saber como tudo começou. Conte um pouco sobre quando e como surgiu a vontade de escrever e o que a levou à isso.

Bárbara Herdy: Eu tinha 10 anos e era uma daquelas crianças, sabe?! Cheia de energia e criatividade, sempre vivi emergida em histórias, minha mãe sempre incentivou essa arte em minha vida, e de repente me vi fascinada pelo mundo criado por JK Rowling e do nada decidi que queria fazer o mesmo, desejava um mundo assim só meu, estava cercada de idéias e histórias que comecei a criar em brincadeiras ou no meu mundinho mesmo, um belo dia sem nada e ninguém para perturbar, peguei um caderno e comecei a explorar esses mundos que criei e desse em dia em diante não parei mais ...

Gih:  Aos 22 anos você já tem uma maneira envolvente e autêntica de escrever. Tem como base o estilo de algum autor? Fale sobre seus livros e autores favoritos também.

Bárbara: Não, eu não me baseio em ninguém em particular, mas admiro muito os trabalhos de Jane Austen, Meg Cabot, JK Rowling, Clarice Lispector, Martha Medeiros, Caio Fernando de Abreu, o George R.R Martin, Jodi Picoult, e a lista não tem fim sabe, mas eles têm uma forma de trabalhar com os personagens, suas existências, histórias de um modo tão humano e realista que é impossível não ler os livros dele e se sentir naquele “mundo”, suas formas de escrever e descrever o que acontece  eu admiro muito, e meio que tento pegar características que prezo e moldar no meu modo de escrever.

Gih: "Apenas Respire" é uma trama cheia de romance e mistério. O que te inspirou e te inspira a escrever essa esplendida estória?

Bárbara: A vida. Eu estava cansada de ler histórias sobre romances sobrenaturais ou amores impossíveis, não estou dizendo que elas são ruins, pelo contrario gosto muito desses tipos de trama, mas estava cansada de sempre ler a mesma coisa, histórias e personagens com moldes iguais, foi quando percebi que “Apenas Respire” seguia um caminho completamente diferente, é uma história onde o amor acontece de repente, fulminante e depois ele começa a se desenvolver lentamente, há diversas histórias paralelas, como você disse mistério e muito sentimento humano, entende? Não é a mesma formula de sempre, tem mais ... tem humanidade, tem erro, tem egoísmo, tem ciúme, tem amor, é uma história sobre a vida, você pode viver ou estar vivendo algo assim e se relacionar tranquilamente.

Gih: Na sua Biografia você diz que tem trabalhado em "Apenas Viva" e tem mais seis livros em mente. Poderia dar uma prévia deles?

Bárbara: Ai Gih, olha você me comprometendo HAHAHAHAHA.
Bom, não posso dar grandes prévias já que são histórias que ainda estou desenvolvendo, ou seja, elas estão passando por uma imensa estrada de mudanças e desenvolvimento, mas posso adiantar que tenho uma série de no máximo seis livros, focada em um mundo sobrenatural, tenho um livro no universo de vampiros e lobisomens, que seria uma SPIN OFF dessa série sobrenatural mencionada antes, tenho uma história de anjos em mente, uma distopia e uma série, de no máximo 8 livros, no mundo real HAHAHA seguindo a vida de um grupo de adolescente. É só isso que posso adiantar e prometo que são histórias beeeeeeeem diferentes do que estamos vendo atualmente, mas só isso, então shiiiiu :x

Gih: "Um Conto Quase de Fadas" é uma série que promete deixar o leitor anestesiado. Diga um pouco sobre seus objetivos quanto à ela.

Bárbara: Eu quero que as pessoas se apaixonem, não só pelas histórias, mais pelos personagens e suas vidas, eu quero que “Um Conto Quase de Fadas” seja aquela série que as pessoas leiam e se envolvem sabe? Quero receber e-mails e recados furiosos dizendo que ódio tal atitude de fulana, que amou o que sicrana fez, que chorou, gritou, amou, ódio mais um pouquinho, porque isso é se envolver com a história e sentir ... Esse é o maior objetivo que o leitor sinta, entenda e viva a história como eu estou vivendo.

Gih: Por último eu queria que falasse sobre suas aspirações para o futuro. O que deseja realmente e o que te amedronta em relação à sua carreira?

Bárbara: Eu não desejo fama, seria imbecilidade da minha parte almejar tal coisa, eu desejo conseguir alcançar o máximo de leitores possíveis e conseguir tocar eles de algum modo, seja com uma história, personagem, passagem em particular, não quero que ninguém ame a minha história, mas se alguém chegar para mim e falar: eu amei essa parte ... , chorei muito com ela porque ..., você abriu os meus olhos para tal coisa ..., eu comecei a amar ler por causa de você, juro eu vou sentir que alcancei o objetivo desejado com aquela pessoa e vou seguir em frente. Do mesmo modo que já recebi um recado de uma leitora dizendo que eu inspirei ela a escrever e isso me deixou encantada, senti que consegui mudar a vida daquela jovem positivamente e é isso que eu quero, é mudar a vida do leitor positivamente, por que isso vai mudar a minha também de uma maneira honrosa.
O que me amedronta no momento é não conseguir uma editora, já que eu não tenho a menor condição financeira para lançar meu livro independente, então eu necessito de uma editora, no momento, estou rezando que os editores que leiam o meu livro sejam tocados e me queiram em suas editoras, porque eu preciso muito de uma editora que se encaixe perfeitamente com os meus conceitos, meu livro, meu público e meus ideais.

Respostas rápidas

Um sonho: Fazer a diferença.
Um livro: "Orgulho & Preconceito" da Jane Austen
Um autor: Eu diria Jane Austen, por tudo que ela representa para mim, mas direi JK Rowling porque ela mudou a minha vida literária. Ela fez a diferença.
Um personagem: Elizabeth Bennet & Fitzwilliam Darcy
Uma música: Shine On You Crazy Diamond - Pink Floyd
Uma frase: Não é bem uma frase, é uma citação:
"Não me prendo a nada que me defina. Sou companhia, mas posso ser solidão; tranquilidade e inconstância; pedra e coração. Sou abraços, sorrisos, ânimo, bom humor, sarcasmo, preguiça e sono. Música alta e silêncio. Serei o que você quiser, mas só quando eu quiser. Não me limito, não sou cruel comigo! Serei sempre apego pelo que vale a pena e desapego pelo que não quer valer...
Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato. Ou toca, ou não toca." (Clarice Lispector)

Agradecimentos finais

Gih: Agradeço imensamente por sua entrevista Bárbara. Ficarei aguardando ansiosamente a conclusão e a publicação de "Apenas Respire" e os demais volumes da série "Um Conto Quase de Fadas". Desejo-lhe sorte em sua promissora carreira como escritora! Gostaria de deixar um recado aos leitores e alguma dica para nós, que também sonhamos com esse ramo?


Bárbara: Muito obrigada você pela oportunidade, você não sabe como amei responder as suas perguntas.
Um recadinho conselhos a todos os leitores e futuros escritores:
Nunca desista. Nada na sua vida vai cair no seu colo, então sempre corra atrás daquilo que você almeja.
Ser escritor é muito difícil? É. Mas nada é impossível nessa vida, então tente, corra atrás, durma as três da matina mesmo que tenha que acordar as sete da manhã, mas não deixe de escrever aquela passagem que você está martelando em sua mente.
Outra coisa importante: criticas construtivas nós absolvermos e guardamos em nosso coração, as criticas destruidoras ignoramos e esquecemos para toda a vida e NUNCA se deslumbre com uma critica positiva, agradeça  e fique satisfeita de ter conseguido tocar aquela pessoa na história, mas são as criticas construtivas que você deve sempre almejar, porque são elas que farão você crescer como leitor/autor.
Então é isso, sempre queira mais e nunca desista.


Então, essa foi a entrevista com a Bárbara Herdy!
Espero que tenha gostado de conhecer um pouco dela tanto quanto eu.
Enfim, aguardemos - ansiosamente rsrs - o lançamento de "Apernas Respire"!
Com certeza é um livro que promete muito!
:)
Grande abraço
e até a próxima!

5 comentários:

  1. Ótima entrevista...
    Parabéns pela parceria, e que venham muitas outras..
    Estamos juntos nessa Gih, tomara que nossos blogs cresçam bastante..

    beijao

    Me visita?
    Guilherme Kunz
    http://tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Guilherme! Com certeza!!! Crescer e crescer cada vez mais rsrs

      Excluir
  2. gihzinha é escritora ou jornalista ? kkkkkk *-*

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela parceria. Vou procurar o livro da autora que me interessou.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir