26 outubro, 2013

Eternas paixões - Tomb Raider 2013

Bom dia, leitores do meu coração! Como vão vocês? Eu ainda tô me recuperando da perda da Maria Berenice, mas vamo que vamo, recuperando e pensando mais no marido dela que ficou viúvo, tadinho... Mas hoje, finalmente, vim postar algo com conteúdo depois de taaanto tempo. Mas não, não é de livros! (podem me bater, eu mereço!) Não sei se serão capazes de me entender, mas minha carga de leitura é meio pesada na faculdade (e olha que eu nem leio tudo), então, quando chego em casa, a última coisa que quero ver é papel. Eu ainda adoro ler, viu??? Só que preciso de um tempo pra me focar em outras coisas e descansar a cabeça. E nas últimas semanas esse foco foi em algo bem específico, em antigas e eternas paixões...



Foi em meados de 2007 que conheci a série de jogos protagonizada pela maior heroína dos video games, a Lara Croft. É, já era, me apaixonei pelo estilo de jogo, pela dificuldade em seguir a diante, pela própria personagem, aquela mulher forte, linda e surreal, é claro kkk. Enfim, eu adorava me ver como uma 'tomb raider'...
Na época, uma amiga minha levou na minha casa o mais novo lançamento, Tomb Raider: Anniversary, e um mais antiguinho, Tomb Raider: The lost artifact, que na verdade era a edição gold do Tomb Raider III: The adventures of Lara Croft, apenas uma extensão. Meu pc velho, cacareco e cheio de vírus, na época, nem abriu o Anniversary, mas eu simplesmente viciei no The lost artifact, sendo que o tempo que minha amiga deixou o jogo comigo não deu nem pra explorar a mansão toda (a fase de treinamento é na mansão-castelo da Lara Croft) e nem pra terminar a primeira fase. Na verdade, a gente (eu) era muito ruim mesmo! Levei um  bom tempo pra me adaptar a movimentar a personagem pelo teclado e pelo mouse, apesar de que nunca mais esqueci (só apanho às vezes por não ter comprado um mouse pro meu note). No fim, até hoje não zerei o primeiro TR que joguei, e olha que eu cheguei a comprar um pra mim há uns 2 anos atrás (tá com minha prima hoje... ou não. Nem lembro...).
Anos se passaram, comecei a jogar o Anniversary (meu pc foi formatado, aí pegou), mas chegava na terceira fase o gráfico bugava, abandonei. Voltei a jogar umas cinco vezes e até hoje não zerei, mas tá aqui no meu notebook, faltando só a última fase kkkk. De todo jeito, o primeiro que zerei foi o TR5: Chronicles, depois o 6: Angel of the darkness e, no início do semestre passado, o TR7, que deu início a uma nova geração, Legend. Da edição de aniversário de 10 anos vocês já sabem a história, mas aí vem o TR8: Underworld, que é continuação do Legend... Mas isso remete aos tempos atuais, portanto...


Há mais ou menos um mês, entediada e sem paciência pra ler (já falei disso), com o anime/mangá que acompanho só no aguardo pelo lançamento semanal, não sabia o que fazer pra passar o tempo sem que isso me lembrasse o ambiente FALE/UFMG. Resolvi: vou voltar a jogar TR! Pensei, então: "enquanto não termino o Anniversary, que só falta uma fase, vou ir baixando o Underworld que, neste pc, deve pegar" (o antigo não tinha os pré-requisitos). Beleza, achei o download por torrent do Underworld. Mas, porém, contudo, todavia, no entanto, achei também o Tomb Raider 2013... Sendo assim, fudeu tudo.
Em 2011 descobri que a franquia Tomb Raider tomaria novos rumos. Um novo estilo de jogo, até mesmo uma nova Lara Croft. Imagina só, quase PIREI! Lançamento previsto para 2012... Aguardei. Lançamento adiado para 2013... Pensei: "ponte que partiu! Tem que valer a pena!!!" Passou o tempo, o jogo foi lançado em março deste ano, mas eu nem liguei porque achei que nunca meu pc suportaria, afinal, meu notebook é mais pra estudo, não  é bom pra jogar. E eu, que tinha visto miiil vídeos do novo Tomb Raider, achava que, com um gráfico daqueles, nem no sonho eu conseguiria jogar no meu humilde notebook. Mal sabia que estava enganada... (em partes, porque só com a opção gráfica mais baixa deu pra jogar sem ter problemas de travamento, apesar de que de vez em quando me dava uma loca e eu colocava no normal/alto).
Bom, minha internet é boa aqui em BH, então, depois de um dia tumultuado em que não sobrou tempo pra zerar o TR-A, quando dei por mim, os dois jogos estavam baixados. Não aguentei, tive que instalar. "Que os tutos me ajudem", pensei e instalei. Tudo deu mais do que certo! Abri o TR-A, joguei um pouquinho, tive que fechar. Quando voltei pro pc a tentação bateu... "Vou ver como é que é o Underworld".
Joguei a primeira fase do TR-U maravilhada! Tão legal, tão real, tão booom! Mas aí... "Se o Underworld é assim, imagina como é que deve ser o 2013". Abri a joça do trem e quase morri só no menu... Eu já havia visto vários vídeos, mas aquilo tava na minha frente! Era eu, prontinha pra jogar. Cliquei em Nueva partida (jogo em espanhol, porque não sei inglês e tive péssimas experiências com download de traduções).
Ops! Chega de historinha da minha vida, né, pessoal?...


Sei que têm muitos jogos com gráficos que deixam tudo o mais próximo do real, mas, acho que Tomb Raider 2013 atingiu um nível muito diferente. A animação inicial é 90% a do primeiro trailer que foi disponibilizado no site, mas depois a coisa fica, literalmente, muito feia. Resumindo um pouquinho a história...
Neste jogo Lara não é a experiente arqueóloga/super heroína que conhecemos (nem a siliconada com corpo, roupa e cara de atriz pornô de antes). Ela tem 21 anos (tem medidas físicas de normais proporções, mas ainda é linda) e está viajando no navio Endurance a procura de sua primeira aventura, afinal, tudo o que ela sabe é teoria do que estudou e as histórias malucas de seu pai biruta. [zona de spoiler - leia se quiser] Ela está a procura do reino perdido de Yamatai que, antigamente, era muito influente no Japão. Sua amiga, Sam, conta histórias que foram contadas a ela sobre sua descendência da rainha de Yamatai, Himiko. Lara, Roth (amigo de seu falecido pai), Sam, e mais algumas pessoas, estão nessa expedição para tentar encontrar maiores vestígios desse reino. Lara, então, aponta que deve haver respostas no Triangulo do Dragão, um lugar no oceano que no mapa aparece em vermelho por ser centro de tempestades fortíssimas e causar muitos desastres. Eles navegam para lá... [fim da zona de spoiler] Uma tempestade horrível naufraga o navio e os tripulantes acabam em uma estranha ilha que parece um cemitério de embarcações naufragadas e aeronaves caídas.
A história começa quando Lara, ao chegar na ilha, leva uma pancada na cabeça e acorda dentro de uma caverna, dependurada no teto. A primeira fase consiste em, basicamente, você encontrar um jeito de sair de lá. O lugar é horrível, cheio de ossos humanos pelo chão, com altares de adoração a sacrifícios humanos - coisas horríveis que nem você nem Lara entendem no início. Mas o pior é que nossa Lara é, finalmente, uma humana. Prepare-se para ver Lara Croft REGAÇADA! Ela vai se machucar muito, sangrar, chorar, sofrer muito enquanto tenta sobreviver àquele misterioso lugar.
Sim, este não é um jogo com apenas uma missão tipo TR-Legend, que você tem que recolher as partes da Escalibur para tentar descobrir o que aconteceu com sua mãe, ou TR-Anniversary, que você precisa do Scion pra continuar a busca de seu pai por Atlântida e, posteriormente, deter Jaqueline Natla. Nesse jogo é tudo uma questão de SOBREVIVÊNCIA! Você quer sair da ilha, então, tem que ficar viva, juntar seu pessoal e arrumar um jeito de ir embora. Lógico que tudo vai contra, mas é uma emoção tremenda jogar nessa perspectiva. E ainda há uma pitada de ocultismo (característica trabalhada em todos os outros jogos, se não me engano), o que deixa tudo mais misterioso e macabro.
Lara vai se machucar pra caramba, passar o jogo todo suja, com roupas rasgadas e manchas de sangue que só vão aumentando em quantidade à medida em que as fases avançam. Ela vai sofrer muito no início para no fim ter força suficiente no corpo e no psicológico para enfrentar os perigos e inimigos e salvar seus amigos e a si mesma.
É por isso que achei tão fantástico jogar esse jogo. Têm muitas cenas de animação (tem história, né), mas no início foi até estranho jogar algo tão real, como se eu movimentasse cenas de animação. Quase chorei com a Lara, sofri com ela, tremi muito enquanto tinha que executar os movimentos após os acontecimentos. Foi uma experiência INCRÍVEL! E, acreditem ou não, passei cerca de 6 semanas jogando, usando quase todo o meu tempo livre. Só ontem cheguei ao final, esgotada pela Lara, por mim, por ter levado tanto tempo junto com ela para conseguir um final maravilhoso, depois de presenciar muitos fatos surreais, chocantes, horrendos, enfim, depois de sobreviver...
Sim, em Tomb Raider 2013, a survivor is born... 



Essa é uma eterna paixão minha, gente. Espero que tenham gostado do post... E nem preciso falar o quanto recomendo né kkkk!
Beijinhos!



15 comentários:

  1. Gih! Tenho que admitir que essa é uma paixão minha, também! =D
    Meu primo me mostrou Tomb Raider no PS1 e desde lá eu simpatizei com o jogo. Joguei alguns no PS2 (cheguei a zerar o Anniversary). Então fiquei sabendo desse Tomb Raider 2013.

    Eu nem sabia que já tinha lançado. Eu sabia que estavam produzindo um novo, mas fora isso nada. Fui comprar jogos e, na hora de escolher, eu nem sabia qual comprar. Fui passando os jogos, passando, passando, e... VUSH! A capa do novo Tomb Raider.

    Enlouqueci. Comprei ele, óbvio e fui pra casa. Testei. Funcionou perfeitamente. Fui pra escola e, quando voltei era meia noite. Coloquei meu colchão na sala e comecei a jogar. Aquele menu já dá um tchan impactante. Logo um trovão estrondoso e a tela respingada de água. Na hora eu abri um sorriso... Sozinho.

    E o menu era em português. Pensei: "Se o menu é em português, a legenda?..." Fui nas configurações, ativei, comecei o jogo e as legendas eram, realmente, em português brasileiro. Infartei.

    Sei que só fui desligar às 08h do dia seguinte. Zerei e no outro dia comecei no nível difícil. Já terminei também, mas não há nenhum outro nível tipo Expert. Mas a experiência é ótima.

    gnrgunnar.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz foi download, por isso veio com as opções de línguas básicas. Nem acredito que tem em português!!! Ahhh, mas eu vou comprar, só falta achar, porque em Sete Lagoas não tem e em BH tá meio difícil pra PC...

      Nossa, você deve ser muito fera pra conseguir em um dia!!! Eu apanhei muito no início e recomecei umas 4 vezes pra tentar explorar todas as áreas e pegar todos os itens, não apenas cumprir a missão principal. Eu demorei isso tudo jogando umas 3 horas por dia, uns 4 dias da semana! (mas eu me estresso às vezes e preciso dar um tempo pra não enlouquecer, fora que demorei mais de 1 semana pra terminar os últimos 25% de jogo porque tava MUITO nervosa e tremia enquanto jogava, o que dificultava na hora de usar as armas...).

      Eu baixei há um tempo também os primeiros, mas nem todos pegaram. Cheguei a começar o The Last Revelation e o The adventures of Lara Croft, mas larguei pro Anniversary, que depois larguei também. Bom, isso já prova que sou enrolada até com as coisas que amo de paixão kkkkk.

      Fiquei feliz de termos esse gosto em comum, Gunnar! Brigada pelo comentário/relato! Adorei!!!

      :D

      Excluir
  2. Eu comprei pro Xbox 360, mas deve ter legendas em português pro PC. Ao todo, levei uma semana pra zerar as duas vezes.

    Eu queria muito baixar o Tomb Raider Chronicles, de PS1. Tenho em uma revista aqui o detonado completo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu não tenho essas tecnologia... Nem sei o que é Xbox! kkkkkkk (brincadeira, claro!) Mas, sério, mexe com isso não... O Chronicles foi o primeiro que eu zerei e ele é o piorzin. Deve ter sido legal pra quem acompanhou desde o início, porque mostra no final que a Lara não morreu no The Last Revelation, mas, fora isso...

      Ah, mas bobagem a minha te falar isso, afinal, meu sonho é zerar todos kkkkk. Pena que o 1 e o 2 são MUUUUITO difíceis de achar... O Adventures of Lara Croft e The Last Revelation pra mim só falta terminar o Anniversary e o Underworld pra poder continuar.

      Tenho uma revista (TÃO LINDA) com detonado do 3 ao Anniversary, e consegui uma antigaça usada que tem até o Chronicles (linda também, porém meio rasgada...).

      É, eu amo Tomb Raider...
      :)

      Excluir
    2. Eu também curto muito. É que o Chronicles foi o primeiro que eu joguei, criancinha mesmo. Dá uma nostalgia, kk.

      Vou tentar baixar todos. Só não pode ser em torrent, porque eu não entendo nada desse formato.

      Beijo.

      Excluir
    3. Pro cê ter uma ideia, joguei o The Lost Artifact em 2007, né. Beleza, pouco depois descobri sobre os filmes (uma bosta se comparados aos jogos, exceto pelo papel da Angelina Jolie, que parece que nasceu pra fazer a Lara Croft....), aí um ano depois aluguei o primeiro filme pra assistir no computador, e ele vinha com a primeira parte do Chronicles (em Roma)... Mas isso nem tem tanto tempo assim, só uns 5 anos kkkkkk (é, tô véia). Só assim joguei o Chronicles, porque depois precisei continuar, né... Mas hoje vejo o quanto ele é ruim se comparado a qualquer outro que joguei da franquia.
      Se quiser te dou uma forcinha pra conseguir (tá brincando? Torrent é vida! Não sei o que faria sem aquela joça kkkk). :)

      Excluir
    4. Pois é. Nunca baixei nada em torrent, nem sei como funciona. No que ele é melhor que os outros downloads?

      Bj.

      Excluir
    5. Você não tem que se preocupar com eventuais problemas com o sinal afetarem seu download ou depender dos navegadores (sou mestre em fechar os trem e perder downloads enormes quase finalizados ¬¬). E costuma ser mais rápido, porque acredito que não tem controle de velocidade. É um arquivinho de poucos kbits que você baixa e abre, no meu caso, pelo UTorrent, que, enquanto estiver aberto e com a internet funcionando, faz o download.

      Excluir
    6. Humm. Interessante. Vou experimentar.

      Excluir
    7. Faça isso! Nada que um tuto não ensine... E se precisar de ajuda, tamos aí! :)

      Excluir
  3. Cara, eu jogava demais esse jogo! Nem lembro mais qual era... Só sei que nunca conseguia passar de fase, kkkk'

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh suuuper normal kkkkk O primeiro que joguei até adaptar minha mente pra descobrir o que fazer a seguir foi uma luta, Juu! Sério mesmo, só com detonado consegui os primeiros, agora esse último precisei de videos só pra dar um jeito nos bugs que acompanharam o jogo (por isso é foda download irregular né).

      Bora jogar de novo, Ju! Vamos marcar um dia de fazer sessão Tomb Raider kkkkk

      Bjs!

      Excluir
  4. Também amo a Lara, e sou viciada nos jogos dela. Ficava horas no computador. Agora comprei o jogo do X-box, e estou no início. Aliás a dificuldade está enorme, ainda não me adaptei ao controle e sofro na hora de mirar, mas sigo jogando. Meus filhos tiram sarro, dizem que já finalizaram 3 jogos e eu ainda nada... Deixa eles...
    A Angelina realmente é perfeita para encarnar a Lara, não consigo ver outra atriz no lugar dela.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa nem me fala sobre mirar! Nunca joguei no X-box, mas sofri demais sem ter um mouse... kkkkkkkk Sacanagem de seus filhos, heim? Mas, convenhamos, esse jogo é outro nível!

      :D

      Brigada pela visita!!!

      Excluir