30 setembro, 2012

Resenha: "Macbeth" - William Shakespeare

 Demorei mais do que deveria para terminar a peça, mas minha semana foi um pouco... turbulenta, por assim dizer. Enfim, estou aqui hoje para dar início às três leituras especiais que anunciei neste post, através da última das consideradas quatro grandes tragédias de Shakespeare.

Título: Macbeth
Tipo: Texto Teatral
Autor: William Shakespeare
Páginas: 145 (431 à 576)
Editora: Abril Coleções
Edição (ano): 2010
ISBN: 978-85-7971-011-7
Categoria: Literatura Inglesa
Classificação: ****

Sinopse: Macbeth é um general do exército escocês muito apreciado pelo seu monarca, o rei Duncan, por sua lealdade e seus préstimos guerreiros. Um dia, ele e Banquo, outro general, são abordados por três bruxas, que fazem os seguintes vaticínios: Macbeth será rei; Banquo é menos importante, mas mais pode­roso que Macbeth; e os filhos de Banquo serão reis. Macbeth não compreende as confusas palavras das aparições, mas elas calam fundo dentro de si. Ele relata o estranho encontro para a mulher, Lady Macbeth – uma das mais perfeitas vilãs da literatura –, que, ambiciosa, exerce seu poder sobre o marido, levando-o a cometer o gesto fatal de traição ao rei que desencadeará a tragédia dos dois e uma reviravolta na corte. Macbeth [...] faz parte da chamada "fase trágica" de Shakespeare e, juntamente com Rei Lear, foi escrita durante a maturidade do dramaturgo, entre 1605 e 1606.

Resenha
 Já fazia algum tempo que eu havia lido um livro de Shakespeare, que foi o primeiro também, A Megera Domada, uma completa decepção em seu final absurdo... Assim, demorei um pouquinho a me adaptar à leitura do livro, que é composta das falas em versos sem sequência - uma mesma frase dividida em várias partes - , e as demais características das cenas em breves frases entre parênteses. Porém, depois de ter conseguido essa proeza, tudo fluiu muito bem eu podia até mesmo visualizar "atores em um palco" encenando tudo perfeitamente. Mas, continuemos, vou contar-lhe um pouco mais sobre essa história, ou melhor, tragédia...
 Tudo começa com três bruxas fazendo uma profecia. Macbeth, junto de Banquo, enquanto retornavam de uma batalha, cruza com elas, que lhes fazem reverência dizendo que ele se irá se tornar muito maior do que era, até mesmo será rei. De início ele acha interessante, mas não acredita muito, entretanto, pouco depois das bruxas irem embora aparece um de seus companheiros que estava presente quando o rei, que devido às circunstâncias e por gostar muito de Macbeth, subiu significadamente seu grau de importância. E assim, a palavra das bruxas começa a provar veracidade.
 Ao voltar para seu castelo, onde haveria a comemoração pelo ocorrido onde que contaria com a presença do rei Duncan, Macbeth conta para sua esposa a profecia das bruxas, e a mesma, muito ambiciosa, não quer perder tempo para que seu marido se torne rei e ela rainha. Influenciado e ajudado por ela, Macbeth arquiteta um plano para matar Duncan e tudo sai perfeitamente. Contudo, ele não sabia que haveria de enfrentar muitos problemas, derramar sangue, até mesmo de seus amigos, para continuar com isso. E a palavra das bruxas, que lhe disseram que nenhum homem parido poderia lhe derrotar, às vezes poderiam ser bastante ambíguas.
 Gostaria realmente de poder assistir essa peça. Ela foi boa, do início ao fim, nem um pouco cansativa. Apesar de todos os assassinatos e pertubações no decorrer da história, foi tudo muito tranquilo e a lição que nos passa é bem interessante. Pois é, acreditar na palavra dos outros nem sempre é bom... Macbeth conseguiu ficar no poder, mas perdeu muitas coisas mais com isso. Recebeu o trono em troca de sua honestidade e felicidade.
 Há uma introdução à parte de Macbeth no livro da Abril Coleções, e gostei bastante do que é explicado lá. Mostra evidências que comprovam o suposto ano em que a peça foi feita e também de que algumas partes não foram escritas por Shakespeare, por ele ter sido auxiliado em prol da peça ficar pronta para ser apresentada a um rei que visitaria a Inglaterra. E é bastante nítida essa diferença! Os 4 primeiros atos são de autoria dele exceto por um pedacinho em que é especificado que não é, já o 5º ato foi bem mais "tranquilo" e livre dos requintes da literatura original shakespeariana. Mas, embora isso não atrapalhasse a leitura, fica aquele ar de que poderia ter sido melhor.
 O final fez jus à tudo que aconteceu. O típico romance, em que no fim os mocinhos se dão bem e os vilões se dão mal. Nesse caso, o personagem principal era o vilão, então nem precisa dizer nada né rsrs. 
 Só não dou 5 estrelas para Macbeth porque tenho certeza de que vou encontrar peças de Shakespeare BEM melhores, visto que essa nem é lá muito famosa. Ainda assim gostei bastante do jeito simples e das falas bem elaboradas - nos 4 primeiros atos -, onde, mesmo que as cenas não sejam descritas claramente como nos romances que estamos costumados a ler, é possível "viajar" na história e contemplar a vida daqueles personagens.

Trechos
1ª Bruxa    Salve, Macbeth; oh salve, Thane de Glamis!

2ª Bruxa    Salve, Macbeth; oh salve, Thane de Cawdor!

3ª Bruxa    Salve, Macbeth; oh salve, que um dia há de ser rei!

Páginas 453 e 454. Ato 1 - Cena III.

E essa foi a primeira resenha tri-especial!
Uma curiosidade é que, mais uma vez li algo que
relacionou à minha ídola nos romances policiais, Agatha Christie.
Já em 3 de seus livros vejo referências que ela faz à
Shakespeare, mas essa é a primeira vez que leio o próprio trecho.
Obviamente não vou falar do que se trata,
mas o que acham de ler Macbeth e depois O Natal de Poirot heim?
:)
Espero que tenha gostado da resenha!
Vem mais por aí viu?
Abraços...

4 comentários:

  1. Começou com a Fase clássica... Muito bom esse Willain da be escrever muito... aoksoa beijos

    Me visita?
    Guilherme Kunz
    http://tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi a sua frase kkkk, mas só o "Muito bom" vale ela inteira, pois é muito bom mesmo! *--*
      Visito sim! Com todo prazer!

      Excluir
  2. Como assim você não gosta da Megera Domada? HAHAHA
    Eu acho esse texto tão engraçado, poxa...kkk -q

    Enfim, voltando para Macbeth...ainda não li esse, não sou muito fã do W.Shakespeare, mas isso não vem ao caso.
    Quando tiver a oportunidade vou lê-lo! Já que perdi a chance de assistir a peça encenada aqui perto de casa ;x

    Um beijo
    Bianca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu havia falado pra você anteriormente, o final estragou a história kkkk. Ahhh, que pena Bia, mas outras oportunidades virão! E leia sim, vale a pena. :)

      Excluir